"A apresentação de Zal, será na Praça Santa Cruz, as 21:00 horas.
Zal Sissokho é um músico senegalês que toca a Kora, uma espécie de harpa africana de 21 cordas.
Seguindo a tradição cultural de Senegal, Zal aprendeu a tocar a Kora num processo oral que tem sido passado de pai para filho, até que decidiu aprofundar seu conhecimento musical. Esse processo se assemelha ao que ocorre no Brasil, em especial na cultura indígena, porém também com os cantadores e tocadores de viola e em diversas manifestações populares.
Além de tocar, Zal também canta nas línguas locais, que são o wolof (língua nativa do grupo étnico homônimo, falada em Senagal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, República Dominicana e Mauritânea) e a mandinga (língua africana do grupo mandê, falada em Senegal, Gâmbia e Guiné-Bissau).
Sua música, denominada Afro-Mandinga, possui um caráter festivo parecido com o que notamos em gêneros musicais no Brasil e na música latina, uma característica marcante desses povos.
Já a Kora é um instrumento fabricado artesanalmente e possui tímbre original.
Sempre que a ouço, fico fascinado pela sua sonoridade."
Veja vídeos do Zal no endereço: http://fabionevesviolao.blogspot.com/2011/01/zal-idrissa-sissokho-e-afro-mandinga-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
1. Os comentários aqui exibidos refletem, exclusivamente, as opiniões isoladas dos visitantes do blog!
2. O Administrador deste blog não se responsabilizará, em hipótese nenhuma, por quaisquer danos que, por ventura, estes venham causar, a quem quer que seja!
3. Mensagens com SPAM ou que não tenham relação com o conteúdo do post não serão toleradas.
4. Para maiores detalhes, leia a POLÍTICA DE PRIVACIDADE e os TERMOS DE USO deste blog!