Oficinas - de 04 a 08 de julho/2011

  

Oficinas
INSCRIÇÕES DO DIA 14 AO DIA 30/06/2011  
Local: Biblioteca Municipal
Horário: 8:30 às 11:00 horas
             13:30 às 17:30
Taxa: R$ 10,00    
Gravura – Escrevendo com Imagens ( Minha Cidade em Postais)
Ministrante
Nilo Roberto de Oliveira Trovo
Local: Casa Paroquial
Sobre a Oficina
A oficina trabalhará com a construção gráfica de imagens em cartões postais de Ouro Branco, empregando-se como instrumentos lúdicos o exercício da observação aliado às especificidades da linguagem da gravura: xilogravura, linoleogravura . Serão ministradas informações básicas a respeito dos aspectos históricos de Ouro Branco, com o objetivo de explorar a apreensão da natureza sob o enfoque visual e artístico.
Ministrante
O Artista Plástico Nilo Roberto é formado em Educação Artística / Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná. Ministrou de 2008 a 2010 oficinas de desenho e gravura pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Oficina de Desenho no 22º Inverno Cultura da UFSJ e no 18º Festival de Inverno da UFPR. Participou do 2º Salão Nacional de Cerâmica. Premiado em 2009 com Menção Honrosa no XVI Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto - SP.

Período: 04 a 08/07    Horário: 09:00 às 13:00
Público alvo: interessados pelas artes plásticas a partir de 11 anos
Nº de Vagas: 15

Dança Africana Contemporânea - Dança - Esgotado
Ministrante Gaya Dandara

Local: Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
            Área rural Cristais
Sobre a Oficina
A oficina abordará técnicas que proporcionam o contato com a energia e a complexidade específica da dança africana contemporânea, estimulando a investigação de novos ângulos para a expressão corporal a partir do legado africano.
Ministrante
Gaya Dandara iniciou-se em dança clássica e contemporânea no Grupo Corpo/MG e formou-se pela École des Sables Centre International de Danses Traditionnelles et Contemporaines d’Afrique /Senegal. Graduou-se em Teatro pela Universidade de Minas Gerais e dedica-se a pesquisas e ao câmbio da cultura africana e afro-brasileira no Brasil e exterior, possuindo trabalhos com artistas do cenário nacional e internacional.
Período: 04 a 08/07    Horário: 09:00 às 13:00
Público alvo: bailarinos e interessados acima de 16 anos
Nº de Vagas: 20

Moldando Aço em Arte
Ministrante Marco Amato
Local Praça de eventos
Sobre a Oficina
A reciclagem de fero e aço é uma das formas de reaproveitamento mais antigas do mundo. Já no Império Romano, os soldados recolhiam utensílios e armas após guerras para serem refundidos. A reciclagem de ferro nesta oficina tem a ver com reaproveitamento para transformar o metal em arte, moldando o aço em esculturas e diversos objetos bem a partir de sucatas encontradas em ferro velho, criando peças de decoração com design inusitado. Reciclar é sempre uma surpresa, é mexer com a criatividade e gerar resultados inimagináveis. Recicle!
Ministrante
Marco Amato (Markito) começou a fazer arte em ferro como “hobby” entre 1990 e 1991, quando ainda cursava Geologia na UFRJ e depois, na UERJ, criando e confeccionando desde peças utilitárias a esculturas. Algumas viraram presentes de aniversário, outras de casamento. Em 2005, após deixar o trabalho como jornalista e assessor de imprensa do Departamento de Aviação Civil (hoje ANAC) resolveu se dedicar ao ofício de ferreiro, artesão e artista plástico, participando de eventos como a Feira Nacional de Artesanato (BH).
Período: 04 a 08/07    Horário: 14:00 às 18:00
Público alvo: interessados acima de 16 anos
Nº de Vagas: 10

África Encantada para Crianças – Contação de História - Esgotado
Ministrante Lucilaine Chaves

Local: Escola Municipal José Francisco Nogueira
Sobre a Oficina
O objetivo principal é a abordagem da cultura africana. Através de histórias, formas artísticas, cantigas, jogos e brincadeiras, as crianças participarão de um Safári Mágico pela África. No caminho, conhecerão contos etiológicos, e assim, como os Griots, terão oportunidade de recontá-los de diversas maneiras: com o corpo, fantoches de materiais reutilizáveis e teatro de sombras. Com criatividade e técnicas simples, os participantes criarão suas próprias histórias e personagens. E você, sabe por que a zebra é listradinha?
Ministrante
Lucilaine Chaves é Pedagoga, especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação e Contadora de Histórias. Atuou na Educação Infantil e Ensino Médio. Atualmente trabalha na Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas com diversos projetos da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Período: 04 a 08/07    Horário: 13:00 às 16:00
Público alvo: de 07 a 11 anos
Nº de Vagas: 15

Processo Criativo – Uma Experiência Compartilhada - Teatro - Esgotado
Ministrante Harley Winter
Local: Escola Municipal José Francisco Nogueira
Sobre a Oficina
A oficina busca trabalhar o autoconhecimento do participante de modo que ele busque o esvaziamento de si e a neutralidade; preparar o corpo para a construção da personagem, buscando, assim, a sua segunda natureza; experimentar colocando-o a prova no jogo cênico a partir de  fragmentos de um texto dramático ou um conto literário.
Ministrante
Harley Winter é formado pelo Teatro Universitário da UFMG e cursa História nessa Instituição; foi aluno de Rodrigo Robleño (palhaço do Cirque du Soleil), trabalhou com o diretor Marcos Vogel e Iara de Novaes; dirigiu o grupo teatral do BDMG e leciona teatro para jovens em situação de risco em BH e Brumadinho; recebeu indicação ao prêmio de melhor ator no Festival Latino Americano de Cinema.
Período: 04 a 08/07    Horário: 14:00 às 18:00
Público alvo: atores e interessados acima de 16 anos
Nº de Vagas: 15

Vida de Rendas e Bordados - ESGOTADO
Ministrante Etelvina Resende
Local: Casa Paroquial – sala2
Sobre a Oficina
Inicialmente apresentar as técnicas básicas para confecção de bordados manuais, atendendo a recuperação de pontos antigos ( Trabalhando com o resgate de técnicas já não usuais ) - Junto aos participantes instigar a ludicidade através da elaboração do desenho a ser bordado, bem como ao cenário desejado que iria remeter aos primórdios das lembranças em memória dos participantes – Transpor o desenho para o tecido, tingir o mesmo precavendo a algumas observações necessárias, lembrando que o plano de fundo desse trabalho se da sobre o tecido tingido, essa técnica auxilia e aumenta o efeito do bordado a ser ali aplicado – Posteriormente dar-se-ia inicio ao trabalho manual por meio de agulhas e linhas afim de rever a memória desenhada através da trama das linhas. Assim sendo aplicarão as técnicas anteriormente apreendidas causando impacto a imagem criada.
Ministrante
Etelvina Resende, ( Bordadeira do “ Ateliê de Bordados Clareart “) borda desde seus 14 anos, capacitada pela família “ Dumont “, tem seu  trabalho dissipado por todo Brasil assim como exterior, tem referencia em revistas de decoração ( Casa e Decoração/Abril 2010 ) seu trabalho foi reconhecido nas três ultimas edições do “ Catálogo de Artesanato Mineiro “ ( Sebrae MG ) além de ser concebida como exemplo no documentário de Humberto Medeiros ( Trabalhadores /Workers- As profissões do Brasil /Professions in Brazil )Pág 38/43.
Período: 04 a 08/07    Horário: 14:00 às 18:00
Público alvo: bordadeiras e artesãos acima de 15 anos
Nº de Vagas: 10

Artes Corporais Chinesas
Ministrante Kátia Guerra
Local: Praça de eventos
Sobre a Oficina
Partindo do princípio de que a harmonia começa dentro de cada um, as práticas corporais chinesas são instrumentos para alcançar o equilíbrio físico, mental e emocional. Agradáveis e de fácil execução, ela são eficazes na obtenção de resultados terapêuticos e preventivos, além de fortalecerem a saúde psicofísica. Acessíveis à pessoas de todas as idades e em quaisquer condições físicas.
Ministrante
Kátia Guerra é professora de Artes Corporais Chinesas do Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental (BH), foi professora da Escola da Serra (BH). Tem formação em Lian Gong em 18 Terapias com a professora Maria Lúcia Lee, Jaime Kulk e Maristela Botelho, participou de Workshops de Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos com o professor Dr. Li Ding e de Congressos e colóquios Internacionais de Práticas Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (SP) sobre exercício da Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Corporais e de Reflexologia.
Período: 04 a 08/07    Horário: 09:00 às 11:00
Público alvo: aberto acima de 10 anos
Nº de Vagas: 30

Massagem e Artes Corporais
Local: Casa Paroquial
A oficina propõe o desenvolvimento de habilidades de massagens e auto-massagens que estimulam o autoconhecimento por meio do toque pessoal e do outro, tendo como referência o s princípios do Tuiná e Do-in, práticas derivadas da medicina tradicional chinesa que permitem ao aluno reconhecer alguns acupontos (pontos de tensão) e aplicar técnicas de massoterapia para intervir em desconfortos como dor de cabeça, torcicolos, cólicas intestinais, prisão-de-ventre, dores lombares, etc. 
Ministrante
Kátia Guerra é professora de Artes Corporais Chinesas do Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental (BH), foi professora da Escola da Serra (BH). Tem formação em Lian Gong em 18 Terapias com a professora Maria Lúcia Lee, Jaime Kulk e Maristela Botelho, particpou de Workshops de Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos com o professor Dr. Li Ding e de Congressos e colóquios Internacionais de Práticas Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (SP) sobre exercício da Medicina Tradicional Chinesa e Práticas Corporais e de Reflexologia.
Período: 04 a 08/07    Horário: 14:00 às 16:00
Público alvo: aberto acima de 10 anos
Nº de Vagas: 20

Pandeiro
Local: Praça de eventos
Sobre a oficina
De origem árabe, o pandeiro tornou-se conhecido em diversos países, sendo popularmente utilizado na Itália e Espanha. No Brasil, quando surgiu o choro, ele veio dar o toque final ao ritmo marcante, inicialmente executado ao piano e instrumentos de corda e de sopro. A oficina tem como objetivo oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e explorar as sonoridades do pandeiro de forma descontraída e lúdica, através de diversos ritmos brasileiros (samba, coco, baião, dentre outros).
Ministrante
Roseli Félix estuda percussão desde 2004. Aprimorou sua arte na Universidade de Música Popular (Bituca). Desde de 2007 atua como instrutora de capoeira e percussão em projetos sociais, propondo sempre como didática o jogo lúdico para atingir os objetivos
Período: 04 a 08/07    Horário: 09:00 às 11:00
Público alvo: aberto acima de 12 a 16 anos
Nº de Vagas: 30
Molhos e Preparos Especiais - Esgotado
Local: Casa Paroquial
Sobre a Oficina
Ninguém resiste aos mais saborosos e inusitados molhos internacionais para carnes e massas, perfeitos para agradar clientes e convidados. Práticos e especiais para quem admira a boa gastronomia.
Ministrante
Igor Serravitti é Chef de cozinha internacional, consultor gastronômico e professor de gastronomia na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Suas áreas de maior interesse são o aspecto cultural da gastronomia e o desenvolvimento de cardápios nos quais é possível aprofundar em pesquisa e desenvolvimento da criatividade, recriando receitas tradicionais, remodeladas em novas texturas, novos sabores e novas sensações.
Data: 04/ 07    Horário: 14:00 às 18:00
Público alvo: aberto acima de 16 anos
Nº de Vagas: 20

Risoto com Sabores Brasileiros - Esgotado
Ministrante
Fernando Sabino
Local: Casa Paroquial
Sobre a Oficina
Prato típico da culinária italiana, os risotos são muito apreciados. Sua cremosidade e sua textura surpreendem o paladar e permitem inúmeras combinações, desde as mais clássicas às totalmente inusitadas. Com a base neutra do arroz, é possível se inspirar em pratos brasileiros e criar risotos como o de abóbora com carne-seca ou de peixe com camarão, lembrando os sabores da nossa típica moqueca.
Ministrante
Fernando Sabino, professor de Cozinha Brasileira na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Descendente de italianos, cresceu dentro de uma cozinha onde, como em toda família típica italiana, tudo acontecia e acontece até hoje em torno da mesa, com a comida em destaque. Suas áreas de maior interesse são o aspecto cultural da gastronomia e o desenvolvimento de cardápios nos quais é possível aprofundar em pesquisa e desenvolvimento da criatividade, recriando receitas tradicionais, remodeladas em novas texturas, novos sabores e novas sensações.
Data: 05/ 07    Horário: 14:00 às 18:00
Público alvo: aberto acima de 16 anos
Nº de Vagas: 20
Cupcakes - Esgotado
Ministrante
Renato Lobato
Local: Casa Paroquial
Sobre a Oficina

Esse pequeno bolo tem origem no Reino Unido (1828), onde são chamados até hoje de Fairy Cakes (bolo das fadas), tradicionalmente um bolinho de baunilha com cobertura de fondant, presente no clássico chá das 5. Originalmente a receita do bolo era medida em cups (xícaras) onde eram assados os bolinhos, possível explicação para o seu nome. Todo mundo se derrete diante de um cupcake que vem roubando a cena em casamentos, festas de aniversário, encontros gastronômico e que viraram uma alternativa para presentear. Tão charmosos e tão práticos, você pode soltar a imaginação e criar as mais diferentes decorações.

Ministrante
Renato Lobato é professor do curso de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá (BH), Chef do Buffet Art’s Gourmet, Pif-Paf Alimentos e colunista da TV Globo Minas. Tri-campeão brasileiro de confeitaria.
Data: 06/ 07    Horário: 14:00 às 18:00
Público alvo: aberto acima de 16 anos
Nº de Vagas: 20

Cortes e Preparos de Filé Mignon - Esgotado
Ministrante
Renato Lobato
Local: Casa Paroquial
Sobre a Oficina
O Filé é a carne mais nobre do boi e a que aceita os mais diversos tipos de cocção. Já o cerrado é a maior Savana do mundo, um dos maiores biomas do Brasil com uma mega biodiversidade e ingredientes marcantes.
Ministrante
Danilo Simão Coelho é coordenador do Curso de Gastronomia da Estácio de Sá (BH) e coordenador do MBA em Gastronomia Senac. Mestre em Turismo e Meio Ambiente, pesquisador da biodiversidade do cerrado e do turismo gastronômico, especialista em educação ambiental, cozinheiro profissional e Biólogo.
Data: 08/ 07    Horário: 14:00 às 18:00
Público alvo: aberto acima de 16 anos
Nº de Vagas: 20

Palha Assada Frita e Cozida - Circo - Esgotado
Ministrante Grupo Circo Alônico

Local: Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo
           Área rural Cristais
Sobre a Oficina
A oficina tem por objetivo trabalhar a coordenação motora, concentração, preparação física, autoconfiança, através de técnicas circenses (acrobacia de solo, acrobacia aérea, equilibrismo, malabarismo, parada de mãos, portagem e técnica clownesca), despertar aptidões e potencialidades artísticas, canalizando de forma positiva a energia para a produtividade, trabalhar diretamente a auto-estima e o autoconhecimento. O circo é uma atividade física, cultural, psíquico-motora e social.
Ministrante
O Grupo Circo Alônico é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 2007. Desde então se apresenta e ministra oficinas e espetáculos de circo em Belo Horizonte e região com passagens pelo Festival de Inverno de São João del-Rei. Trabalhou na orientação técnica dos espetáculos o “Último Copo D’água do Mundo” (CEFAR) e “Instante de Loucura”. Ministrou oficinas de circo, realizou a apresentações artísticas e ministrou oficinas de dança contemporânea para o “Sistema SESI / FIEMG”.
Período: 04 a 08/07  Horário: 09 as 13:00
Público alvo: infanto-juvenil acima de 05 anos
Nº de Vagas: 20